segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

volei


      O vôlei foi criado em nove de fevereiro de 1895, William George Morgan tentava criar um jogo recreativo que ao mesmo tempo fosse competitivo uma competição sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões para atrair o público mais velho.
      A primeira rede usada no voleibol tinha a altura 1,98 metros, a bola usada era a camará de ar de uma bola de basquete. Morgan batizou seu esporte com o nome de Mintonette.
      No início de 1896, uma conferência foi organizada Morgan, então, fez uma  demonstração de seu jogo. Após assistir à demonstração, o professor Alfred T. Halstead chamou a atenção para a ação do voo da bola por cima da rede (voleio), sem tocar o chão, e propôs que o nome Mintonette fosse substituído por Volley Ball. O nome foi aceito por Morgan e pela conferência, permanecendo desta forma até 1952, Estados Unidos votou pela pronúncia do nome em apenas uma palavra, passando a chamar definitiva Volleyball.
      O "volleyball" foi rapidamente ganhando novos adeptos, crescendo vertiginosamente no cenário mundial.
      Em 1900 o esporte chegou ao Canadá sendo o primeiro pais fora dos EUA a praticar, outros países como na China, Japão (1908), Filipinas (1910) também adquiriram a prática muito cedo. Na América do sul o primeiro pais a chegar o vôlei foi o peru. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
       Até os anos 30, o vôlei foi praticado mais como uma forma de recreação e lazer, havendo poucas competições internacionais. Em 1918, o número de jogadores foi limitado em seis, 1922 o número máximo de toques na bola permitido era três.
      1949 o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol apenas para homens. Em 1952, o evento foi estendido também ao feminino. Em setembro de 1962, o voleibol foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira disputa foram na Olimpíada de Tóquio em 1964. Em 1915 a primeira competição realizada no Brasil já constituída regras e regulamentos.
      A primeira competição internacional masculino e feminino foi o 1º  Campeonato Sul-Americano em 1951sendo campeão no masculino e feminino, antes de existir a fundação Brasileira de vôlei (CBV) criada em 1954,seu objetivo era desenvolver e difundir esse esporte no pais.
Em 1981, o vôlei começou a dar frutos conquistando o bronze no masculino. No ano seguinte, a mesma equipe sagrava-se vice-campeã mundial na Argentina. Nas olimpíadas de Los Angeles, em 1984, os meninos conquistaram a tão sonhada medalha, de prata. No mesmo ano a equipe da Pirelli conquistou o mundial de clubes. Com tantos títulos o esporte foi se popularizando e 1992 a seleção masculina é ouro na Olimpíada de Barcelona.
Depois veio varias conquista da Liga Mundial, em 93, 2001, 2003 e 2004, título do Campeonato Mundial em 2002 e da Olimpíada de Atenas em 2004. No feminino, também foram duas medalhas olímpicas: bronze em Atlanta/96 e Sydney/2000. Também em Atlanta estreia o vôlei de praia nos Jogos Olímpicos, com um feito histórico: ouro e prata no feminino.
Em 2005, o Brasil conseguiu ganhar a copa dos Campeões no Feminino e no masculino, invictos.
A primeira medalha de ouro olímpica foi obtida pela equipe masculina de vôlei do Brasil, nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. E se repetiu nos Jogos Olímpicos de Verão de 2004. Em 2008 nos Jogos Olímpicos de Verão foi a vez de a seleção brasileira feminina ganhar a sua primeira medalha de ouro em Olimpíadas.
Podemos falar que hoje o campeonato mais forte do mundo acontece aqui no Brasil tanto no feminino como no masculino, somos uma potência mundial no Voleibol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário